terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Posted by Picasa

1 comentário:

Rodavlas disse...

Caro Jorge: Com relação a esta postagem, em que só aparece a foto de uma planta, esperava encontrar alguma explicação, além da anotação de que “Esta planta não é aconselhavel”. Como se trata de uma curiosidade, permita-me em primeiro lugar dizer que ela é conhecida cá no Brasil, no popular, pelo nome de “Comigo-ninguém-pode, isto porque é venenosa e muito usada por macumbeiros no exercício de suas atividades, como seja espantar o mau olhado e maus espiritos.
Pela descrição a seguir, obtida do Wikipédia, podem-se tirar as melhores conclusões:
------------------------------
Dieffenbachia seguine (Jacq.) Schott (sinónimo taxonómico de Dieffenbachia picta Schott e de Dieffenbachia maculata (Lodd.) D. Don), mais conhecida pelo nome comum Comigo-ninguém-pode, é uma planta da família das Araceae muito apreciada como ornamental de interiores, dada a sua tolerância à baixa luminosidade ambiente e baixa umidade relativa do ar. Produz grandes folhas variegadas, com vários tons de verde e amarelo, lustrosas e duradouras, o que a torna muito interessante em decoração de interiores.Algumas regiões do mundo, a sua popularidade como planta doméstica é acrescida devido à fama que a planta leva de "espantar o mau-olhado e maus-espíritos".
Suas folhas vistosas atraem a atenção das crianças, em especial aquelas na fase engatinhar, que levam pedaços do vegetal à boca. Nas folhas e no caule dessa planta ocorrem células especializadas chamadas idioblastos que guardam uma grande quantidade de pequenos cristais de oxalato de cálcio em forma de agulhas. Esses cristais recebem o nome de ráfides e são responsávies por grande parte da toxicidade do vegetal. Quando a criança leva a planta à boca e a mastiga, os idioblastos injetam as ráfides nos lábios e na língua da criança, provocando uma grande irritação mecância caracterizada por dor intensa e inchaço.